NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

- Os textos devem ser inéditos, em português, sendo o conteúdo, a correção linguística e o estilo de responsabilidade dos autores.

- Os trabalhos poderão ser submetidos de acordo com a temática do evento, ou enquanto relato científico de ações de ensino, pesquisa e extensão da qual o(a) apresentador(a) faça parte.

- Somente serão aceitos trabalhos que cumprirem as normas de formatação e prazo de submissão.

- Não serão permitidas substituições e/ou atualizações de arquivos.

- Para a apresentação do trabalho, é necessário o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores.

- Cada inscrição dará direito a apresentação de até dois trabalhos: um na modalidade comunicação oral, outro na modalidade pôster.

- Será fornecido um certificado de apresentação por trabalho, mesmo que inclua mais de um autor.

 

 

2. MODALIDADES DOS TRABALHOS:

 

- Comunicação oral e pôster.

 

 

3. ELABORAÇÃO DE TRABALHOS:

 

3.1. Texto para comunicação oral e pôster

 

- Os textos dos artigos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

- Título do texto não deve exceder 15 palavras. Deve estar centralizado, fonte 14, letras maiúsculas, em negrito;

- O nome dos autores será inserido unicamente no corpo do e-mail;

- Resumo informativo em português e em língua inglesa ou espanhola, contendo até 150 palavras, indicando ao leitor o contexto teórico, temático e problemático do artigo; finalidades, metodologia, resultados e conclusões do texto. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, proporcionando ao leitor a possibilidade de avaliar a necessidade de leitura do trabalho na íntegra;

- Palavras-chave (de três a cinco), separadas entre si por ponto, e com as iniciais maiúsculas, representando o conteúdo do artigo;

- Corpo do texto sem identificação dos autores, deve apresentar fielmente os mesmos títulos indicados, seguidos do desenvolvimento do conteúdo do artigo, incluindo figuras e tabelas;

- O arquivo submetido deve ser do formato Open Document Format texto (.odt), conforme Norma NBR ISO 26.300:2008. Pode ser gerado através dos Editores de Textos em suas versões mais atuais, em software Livre (LibreOffice, OpenOffice) assim como em versões proprietárias (no Microsoft Word, por exemplo, utilizar a opção “salvar como” e escolher a extensão .odt);

- Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 20 páginas para os textos de comunicação oral e 3 páginas para pôster (isto inclui: resumo e abstract, títulos, notas de fim de página e referências bibliográficas);

- A formatação do texto deverá seguir: espaçamento de 1½ entre linhas, fonte Liberation Serif (alternativa livre da fonte proprietária Times) ou Times New Roman - tamanho 12; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico, ao invés de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); citações breves no interior do parágrafo, entre aspas; citações longas, em parágrafo com recuo de 4 cm, sem aspas, fonte 10, espaçamento simpes; notas de fim de página em fonte 10; figuras no formato .jpg ou .png; tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final; títulos e sub-títulos destacados, fonte maior, numerados.

 

3.2. Confecção e exposição do pôster

 

- O pôster deve ter 70 cm de largura por 1 m de altura, no máximo;

- O pôster deverá conter as seguintes informações:

a) título (idêntico ao título do trabalho submetido);

b) nomes e credenciais dos autores (titulação, instituição, e-mail);

c) órgãos de fomento (caso existam);

d) objetivos, metodologia e resultados, priorizando tabelas, fotos, imagens e gráficos demonstrativos;

e) referências;

- O texto deve estar legível a pelo menos 1 metro de distância.

 

 

4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

- O texto deverá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- O corpo do e-mail deverá conter:

a) título do trabalho;

b) autor(es) e sua(s) credenciais (instituição; titulação - nível, área, instituição; e-mail).

Exemplo:

José da Silva. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Joana da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

João da Silva. Acadêmica do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- Importante: para fins de avaliação, o corpo do texto do trabalho não deverá apresentar a identificação dos autores. Isto ocorrerá na mensagem de envio do trabalho;

- O arquivo com o texto, anexado ao e-mail, deverá ser nomeado com o título do trabalho.

Exemplo: Diplomatica_Contemporanea_furg.odt.

 

 

5. CRONOGRAMA

 

- 20/04/2013: data limite para envio dos trabalhos (Autores).

- 27/05/2013: divulgação dos trabalhos aprovados (Comissão Científica).

 


6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

- Cada texto será examinado por três examinadores, membros da Comissão Científica, no sistema blind peer review;

- O sistema blind peer review possibilita a análise dos trabalhos sem a identificação do autor, garantindo idoneidade no processo de seleção tanto para o(s) autor(es), quanto para os avaliadores;

- Esse método ainda exige dois pareceres favoráveis para aprovação do trabalho;

- Após avaliação, os trabalhos aprovados serão divulgados conforme o cronograma (Seção 5).

 

 

7. APRESENTAÇÃO

 

7.1. Comunicação oral

 

- Cada trabalho disporá de 20 minutos, sendo 15 minutos para apresentação e 5 minutos para debates;

- Apenas um autor poderá apresentar o trabalho;

- O apresentador terá disponíveis projetor multimídia;

- O dia, a hora e o local da apresentação serão comunicados na programação do evento.

 

7.2. Pôster

 

- A exposição e apresentação ocorrerão de acordo com a programação do evento;

- É necessária a presença de pelo menos um dos autores junto ao postêr para exposição e arguição;

- O dia, a hora e o local da exposição e apresentação do postêr serão comunicados na programação do evento;

- A ausência do expositor na exposição e apresentação implica na desclassificação para o recebimento de certificado e sorteio do prêmio;

- A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação. Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante, não sendo permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ele destinado.

 

 

8. PREMIAÇÃO

 

- Ocorrerá sorteio de prêmio entre os autores e apresentadores nas modalidades de comunicação oral e pôster.